Vistos e green cards!!

Circular nos EUA legalmente tem diferentes caminhos e muitas vezes envolve um tipo de visto apropriado (estudante, trabalho, turismo e outros). A lista de vistos do consulado americano é grande e cheia de detalhes. Para ter uma idéia dos tipos de vistos dá uma olhada  aqui. Os vistos de trabalho geralmente quem os solicita é a empresa (sponsor) mas quem cuida de toda a papelada do visto é uma outra empresa especializada. O funcionário só fornece os documentos necessários e comparece à entrevista no consulado americano. Todo o processo tem um custo que a empresa pode arcar ou não. No nosso caso, o meu marido veio para os EUA transferido de uma empresa multinacional e a empresa arcou com todos os custos. Ele tem o visto tipo L1 e eu tenho o visto L2 (L1 e L2 são vistos de trabalho). Este tipo de visto como qualquer outro tem um prazo de validade e suas próprias políticas de renovação. A empresa de advocacia especializada é quem novamente cuida de toda a papelada.

visa 2

Cada empresa tem a sua própria política de green card e todo o processo é feito também por uma empresa de advocacia especializada e novamente gera mais custos para a empresa. O green card, como muitos já sabem, garante o direito do imigrante na livre entrada /saída no país e a livre circulação nas terras americanas por tempo indefinido mas é claro que tem suas próprias regras. Podemos falar mais sobre o green card em um outro post.

greencard

Como conseguir o green card sem depender de uma empresa (sponsor)? É possível um cidadão brasileiro conseguir o green card e vir morar aqui nos EUA sem uma empresa o contratar e financiar todo o processo?

São tantas perguntas e dúvidas e as respostas e soluções são tão complexas que nós leigos ficamos perdidos com tanta informação. O caminho para conseguir o green card não é único.

Assim, temos novamente aqui no blog a Bruna Frota para esclarecer um pouco sobre uma categoria específica, a National Interest Waiver, para obter o green card. A tão sonhada residência permanente.


O que a categoria National Interest Waiver significa para quem quer residência nos Estados Unidos?

Tenho recebido perguntas acerca da categoria National Interest Waiver. Em suma, essa categoria serve para estrangeiros que não têm um empregador patrocinando o green card, em regra, e gostariam de aplicar para o green card por si mesmos.

Para ser bem sucedido em um green card baseado em National Interest Waiver , deve ser estabelecido que há algo sobre o estrangeiro e suas excelentes habilidades que beneficiam os Estados Unidos como um todo, um padrão que é semelhante ao de habilidade extraordinária. Em outras palavras, há algo único sobre as habilidades do estrangeiro que vai tornar a vida melhor neste país. Embora não seja contido nas regras, as interpretações das agências estabelecem que o estrangeiro deve mostrar que seus colegas norte-americanos não podem executar as mesmas funções e explicar por que o estrangeiro deve ser isento do processo de teste do mercado de trabalho (PERM). Um mestrado, bacharelado mais 5 anos de experiência ou capacidade excepcional no seu campo de trabalho também será necessário.

Como não existe uma lista oficial de evidência que o USCIS aceita para mostrar as qualificações para o National Interest Waiver , os critérios são geralmente semelhantes aos da categoria de habilidade extraordinária:

  1. Recebimento de prêmios significativos por notáveis conquistas​​;
  2. Participação em associações que exigem realizações extraordinárias de seus membros;
  3. Artigos publicados ou apresentações em conferências feitas pelo estrangeiro;
  4. Prova de que o estrangeiro foi solicitado para julgar o trabalho de outros em seu campo de trabalho;
  5. Prova da sua contribuição para o campo científico em sua área de trabalho; e
  6. Artigos escritos pelo estrangeiro sobre sua pesquisa publicados em periódicos de circulação internacional

O governo quer ver o maior número possível dos itens acima , apesar de que se o estrangeiro tiver um maior  número possível de evidências não garantirá que o green card seja aprovado.

Sobre a autora

brunafrotaBruna Frota é advogada brasileira e americana, licenciada em Nova York. Formada em Direito no Brasil com Mestrado em Direito Internacional pela Universidade de Houston. Sua prática se destina, entre outros, ao direito imigratório corporativo e individual. Atualmente vive em Houston, TX. http://dmcausa.com/lawyers/bruna-frota

O artigo é bastante tentador para quem tem interesse em morar fora do Brasil. Conheço amigos que aplicaram para o green card com esta categoria e foram bem sucedidos. Espero que tenham aproveitado o artigo da Bruna Frota!! Deixem nos comentários dúvidas e temas para os próximos posts sobre imigração.

Até o próximo!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s