Escola no Texas – Rezoneamento!!

Escola é uma das maiores preocupações para quem se muda para uma nova cidade e mais ainda para um novo país. Entender um pouco sobre como funciona a escola pública americana diminui um pouco o stress na mudança.

Para quem está chegando nos EUA ou ainda pensa em se mudar para Houston precisa compreender que quem coordena as escolas públicas é o distrito escolar. Cada cidade tem um distrito escolar que administra um conjunto de escolas. Em Houston temos o Houston ISD, em volta de Houston temos o Alief ISD, Spring ISD, Cy-Fair ISD, Katy ISD e muitos outros. Todos estes são distritos escolares independentes com suas próprias características individuais que seguem as diretrizes do Estado.

As escolas públicas, como já falei em outros posts, possuem uma zona delimitada de cobertura na vizinhança (attendance zone). Após uma pesquisa sobre os distritos escolares e buscando escolas com excelentes avaliações e reviews, o interessado deve alugar uma casa ou comprar na zona escolar da escola para poder estudar nela. Existem algumas exceções e programas. Nos sites dos distritos escolares é possível com o endereço em mãos pesquisar a escola designada. Como eu moro em Katy. Vou pesquisar no site Katy ISD. Coloca o endereço e eles mostram a escola e os limites de cobertura desta escola. As escolas não têm como recusar estes alunos mas criam assim um outro problema, o de super lotação.

O distrito escolar precisa resolver esta superlotação com a criação de novas escolas e/ou uma melhor distribuição dos estudantes entre as escolas do distrito – Rezoneamento!! Que nada mais é do que a alteração da zona escolar (Attendance Boundary Modification – ABM). Os estudantes tem que mudar de escola para tentar equilibrar o número de estudantes entre as escolas.

Vou tentar explicar como funciona o rezoneamento das escolas aqui no Texas pois é onde nós moramos.

Algumas escolas se encontram com o número bem acima da capacidade do que que elas foram projetadas para acomodar. Isto ocorre com maior frequência em algumas regiões com o surgimento repentino de complexos de apartamentos e sem controle. A escola foi projetada para atender aquele conjunto de casas e apartamentos existentes e de repente surgem complexos de apartamentos nos locais que eram casas com muitas novas famílias. Isto acontece muito em Houston. O problema nesta situação é que Houston não tem muita uniformidade. Escolas excelentes estão próximas de escolas ruins. E os casos de rezoneamento não são bem recebidos pelos pais.

O distrito escolar costuma colocar algumas salas externas bem equipadas com toda a estrutura necessária como forma de expansão para tentar resolver este problema de super lotação temporária.

iphone 2024

Várias salas externas provisórias em uma Junior High perto da minha casa.

As escolas tentam direcionar estes estudantes, principalmente os novos alunos, para outras escolas próximas para tentar diminuir o excesso de alunos. Muitos pais se recusam e com razão pois não foi a escola que eles tinham pensado e firmado contrato com a casa ou apartamento. Lembrar que a escola nem sempre anuncia este direcionamento com antecedência. A melhor opção é o rezoneamento definitivo. Os pais já estarem cientes que no próximo ano o filho será definitivamente rezoneado para uma nova escola. Neste meio tempo é escolha dos pais ficar neste endereço da casa e assim com a nova escola ou não. Sim!! Dor de cabeça!! Escuto todos os dias sobre rezoneamento.

Nos subúrbios acontece diferente pois há um crescimento progressivo com a criação de novos condomínios de casas e apartamentos. As escolas são bem uniformes e refletem muito bem a comunidade que vive próximo a ela. Existem muitas áreas livres para a criação de novas escolas. As empreiteiras tem um interesse grande em oferecer para este novo morador uma excelente escola pública em um excelente distrito escolar.

Moro em Katy, subúrbio de Houston. O crescimento na região está muito acelerado. É considerado o terceiro distrito escolar que mais cresce no Texas. Novas escolas estão sempre sendo criadas para acomodar todos estes novos moradores.

2014-11-03 FINAL-DDBooklet.indd

Quando nós nos mudamos a escola que constava no site da corretora era outra pois o site estava desatualizado e a casa já tinha sido rezoneada. Checa direitinho no site da escola ou do distrito escolar antes de fechar o contrato. Percebemos antes de fechar o contrato quando fomos visitar a escola. Ficamos com a casa mesmo assim pois a nova escola era muito boa também mas pode não ser assim.

Já recebemos um comunicado do distrito escolar que serão criadas mais duas novas escolas elementary e uma junior high em 2016 em Katy. E já foi anunciado um grande novo rezoneamento na região para redistribuir melhor os estudantes entre as escolas já existentes para aliviar algumas escolas que estão com um número bem acima do aceitável. Algumas escolas elementary e junior high terão o rezoneamento certo para o próximo ano pois a superlotação excede. Alguns alunos terão que ir para outras escolas próximas e em outras escolas o excesso de alunos serão redirecionados para estas novas escolas.

A projeção do número dos estudantes nos próximos anos mostra que o problema será uma constante em todo o distrito escolar de katy. Este terá que constantemente encontrar solucões. Uma nova escola só é criada quando ela é preenchida 100% de sua capacidade. Até lá a superlotação nas escolas é um problema real.

Exemplo abaixo de um rezoneamento com a criação da escola 38. Esta nova escola , a oeste, próxima a Woodcreek, Randolph, Wolman e Davidson, aliviará a superlotação real bem acima do aceitável principalmente nestas escolas. As escolas Rylander e West memorial Elementary que também se encontram em uma situação crítica de superlotação não terão parte de seus alunos em uma nova escola mas serão redirecionados para uma outra escola próxima. E assim acontece com outras escolas do distrito escolar de katy.

Por volta de janeiro/fevereiro de 2016 as famílias serão notificadas com as novas mudanças nas zonas escolares. Aproximadamente 3600 estudantes serão envolvidos neste rezoneamento.

 AttendanceZones_Landlocked2

AttendanceZones_Elem38_Rec_lg

Tem como fugir do rezoneamento? Não tem como prever como o distrito definirá os limites mas morar nas bordas dos bairros aumentam as chances caso ocorra um rezoneamento na região.

No geral, os sites dos distritos escolares tem sempre informações a respeito do assunto.  Para quem mora ou tem interesse em morar em Houston, Katy ou qualquer outro subúrbio recomendo obter mais informações de quais áreas/escolas estão mais cheias. Para maiores informações nas mudanças das zonas em Houston, aqui. Mais informações sobre o rezoneamento em Katy, aqui. Procure se informar antes de se mudar. Moro em Katy e daqui eu posso afirmar que o distrito escolar é muito bom e as escolas na parte sul de Katy se destacam atraindo cada vez mais moradores. Fico feliz que a escola dos nossos filhos não terá rezoneamento em 2016.

Espero ter ajudado!!

 

 

Anúncios

3 pensamentos sobre “Escola no Texas – Rezoneamento!!

  1. Pingback: Escola Pública nos EUA!! | Alô Houston!!!

  2. Oi .. estamos pensando em nos mudar p Houston.. como posso contatar para conversarmos.. email.. whatsap.
    Agradeço desde já.. abs mauro .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s