Imigrar!!

visa

Recebo muitas perguntas sobre o processo imigratório, tipos de vistos e outros assuntos jurídicos que não domino. Nestes casos nada melhor que ter uma assessoria jurídica adequada. E para falar destes assuntos, apresento aos meus leitores um artigo de uma amiga querida, advogada que trabalha aqui em Houston que nos ajudará a esclarecer algumas dúvidas.


Quero construir minha vida e da minha família nos Estados Unidos: quais as minhas opções?

Os Estados Unidos, como qualquer outro país do mundo, estabeleceu sua leis de imigração com o intuito de proteger o mercado de trabalho local para os cidadãos Americanos e residentes. Com o passar dos anos, temos recebido muitas consultas de cidadãos sul-americanos com o sonho de imigrar para os Estados Unidos, entretanto pela questão protecionista, as leis e agências imigratórias americanas vem se tornando mais complicadas e favorecendo investidores e profissionais altamente qualificados.

Esse artigo busca informar de forma clara e sucinta as opções de vistos mais procurados por cidadãos sul-americanos quer seja de forma temporária ou permanente. Os vistos são divididos, basicamente, em não-imigrante e imigrante. Os vistos de não-imigrante dão permissão ao seu portador de entrar nos Estados Unidos por um período temporário e são restritos a atividades consistentes com o tipo de visto; exemplos desse tipo categoria são os vistos H-1B, F-1, O-1, E-1/2, L-1 e P-1. Já o visto de imigrante (comumente conhecido como green card) pode ser dividido em várias categorias, dentre elas, vínculos familiar ou empregatício com cidadão/empresa americana ou residente, dão permissão ao seu portador de trabalhar para qualquer empregador no território americano, aplicar para ajuda governamental, torna-se cidadão Americano, entre outros. Lembre-se que portar um visto não-imigrante não necessariamente irá convertê-lo em visto imigrante com o passar dos anos; cada visto requer uma aplicação independente. Em outras palavras, cada visto requer uma petição independente quer seja no Department of Labor, Department of Homeland Security e Department of State.

Após essa breve explicação sobre as diferenças entre os vistos temporários e permanente, abaixo estão listados os caminhos imigratórios comumente traçados, baseado na nossa experiência, por imigrantes a fim de residir nos Estados Unidos:

  1. Parentesco com cidadão Americano ou residente (Family-based immigration)

Em suma, um cidadão Americano pode peticionar para o visto de imigrante para os seguintes parentes: cônjuge,pais, filhos e irmãos. Ja um residente (green card holder) poderá peticionar para o visto de imigrante para os seguintes parentes: cônjuge e filhos. Essa categoria pode demorar de 6 meses a 11 anos, dependendo da relação de parentesco, para que o visto de imigrante seja emitido pelo governo americano.  O cidadão Americano/residente terá que provar o grau de parentesco com o imigrante e assinar um contrato de suporte financeiro com o governo Americano; já, o imigrante, terá que passar por testes médicos e provar que não tem antecedentes criminais.

  1. Investidores (Employment-based immigration)

Existem dois tipos de investidores brasileiros que se encaixam nessa categoria: o que investe na sua própria empresa que vem a ser uma sucursal, filial ou afiliada da empresa brasileira (L-1) ou aquele que investe no seu próprio negócio ou projeto aprovado pelo governo (EB-5).

O visto L-1 para investidores está disponível para gerentes/executivos de empresas brasileiras que venham a abrir um novo escritório nos Estados Unidos ou comprar uma companhia já em existência. O estrangeiro terá que demonstrar que trabalhava na empresa brasileira por pelo menos 1 ano antes de ser transferido para os Estados Unidos em capacidade gerencial/executiva ou profissional e virá para os Estados Unidos para também exercer uma função gerencial/executiva/profissional. Como o visto L-1 é um visto de não-imigrante, se o investidor quiser ter residência permanente, um novo visto permanente terá que ser patrocinado pela própria empresa ou terá que encontrar outras categorias de green card baseado em família ou emprego.

O visto EB-5 (Employment-based Immigrant Investor) é um visto que garante residência permanente de pronto. O estrangeiro terá que investir, no mínimo, $500.000,00 USD (quinhentos mil US dólares) em um projeto delineado por um Regional Center aprovado pelo governo americano; ou, no mínimo, $1.000.000,00 USD (um milhão de US dólares) no seu proprio negócio/empresa. A residência permanente será primeiramente emitida por um período condicional de 2 anos, que terá que ser removido mediante provas de que o investimento gerou emprego, além de outros requerimentos.

Note que ainda existe o tipo de visto E-1/2 que é o visto não-imigrante temporário para investor que o cidadão brasileiro não se qualifica. Esse tópico será abordado em outro artigo ou por meio de consulta com um advogado de imigração.

  1. Visto de estudante acadêmico (F-1) mudado para o visto de trabalho temporário (H-1B) e visto permanente por emprego (EB-2 Advanced Degree)

Esse é o caminho normalmente traçado por estudantes universitários que vem aos Estados Unidos em busca de uma profissão. O visto de estudante (F-1) é patrocinado por centros de ensino aprovados pelo governo americano e é valido pelo período que o curso se extenda. O visto de estudante em si nao permite nenhum tipo de trabalho, entretanto, para os cursos que tenham mais de um ano acadêmico, os estudantes estrangeiros podem optar por trabalhar na área do seu curso em empresas americanas por, geralmente, 12 meses (existem casos de extensões de 17 meses) durante ou após completarem o curso. Normalmente, os estudantes resolvem utilizar esses 12 meses ao final do curso, e, quando isso acontece e as empresas decidem contratar esse estudante, essa mesma empresa irá patrocinar o estudante para um visto de trabalhador temporário (H-1B) que é valido por ate 6 anos. Lembre-se que o visto H-1B só é valido para profissionais, ou seja, estrangeiros que tenham um bacharelado ou equivalente e venham a trabalhar em uma posição exclusiva para profissionais.

Durante a validade do visto H-1B, as empresas que decidem aplicar para o visto permanente desses estrangeiros, normalmente optam pela segunda categoria do Employment-Based green card (EB-2) que requer um mestrado ou combinação de bacharelado mais anos de experiência ou habilidade extraordinária. A companhia tera que fazer recrutamento para a posição e demonstrar que não existem cidadãos americanos ou residentes permanents capazes, qualificados e disponíveis para exercer a função. Uma vez que o governo americano aprove a petição da companhia, o estrangeiro receberá o visto de residente permanente.

Em outros posts iremos explorar mais caminhos imigratórios disponíveis para o tão sonhado sonho americano. Deixem-nos saber suas perguntas. Não considerem esse post como conselho legal e procurem sempre um advogado de imigração para dirimir suas dúvidas.

Sobre a autora

brunafrotaBruna Frota é advogada brasileira e americana, licenciada em Nova York. Formada em Direito no Brasil com Mestrado em Direito Internacional pela Universidade de Houston. Sua prática se destina, entre outros, ao direito imigratório corporativo e individual. Atualmente vive em Houston, TX.

E aí? Show né? Agora só depende de vocês!! Deixem nos comentários suas dúvidas pois assim acredito que este cantinho crescerá bastante!! Beijos e até o próximo!!

Anúncios

36 pensamentos sobre “Imigrar!!

  1. Olá Bruna, obrigado pelo post, muito informativo. Tentei o H1B este ano por uma empresa aí de Houston (estou no Brasil), mas infelizmente tudo indica que não fui selecionado na loteria. Queria propor ao meu chefe fazermos o EB-2, visto que tenho graduação e 10 anos de experiência na área. Porém, não faço idéia dos custos envolvidos neste processo. Você poderia me ajudar? Desde já obrigado!

  2. Olá Bruna boa tarde estou em League City Texas a um ano e um mês estou para receber meu grencard vim para este o Texas com o Visto K1 .Gostaria de saber , quanto tempo depois eu posso entrar com o pedido de legaliação de nacionalidade. Não sei se é esta palavra que usa, mais é como se eu estivesse nascido no país tipo uma certidão , e se posso trazer minha irmã ou sobrinhos para apenas estudar no país . Se eu me responsabilizar pelas dispesas.

    • Oi, Kelli. Voce pode entrar com o pedido de naturalizacao 2 anos e 9 meses depois do seu green card ter sido emitido. Voce podera peticionar para o green card da sua irma na categoria de irma de cidada americana. Se gostar de mais informacaoes, pode me ligar 2819086450 ou mandar e-mail bruna@bfrota.com

  3. Olá Bruna!!Meu marido é americano e está trabalhando e morando em Houston desde Janeiro de 2015.Estou no Brasil com a nossa filha aguardando o green card que ele deu entrada em Janeiro.Estamos em Junho(5 meses) e nada!Quanto tempo demora?Por favor, aguardo resposta.Agradeço imensamente.

    • Oi, Ana Claudia, obrigada pela pergunta. Pela sua pergunta, parece-me que o I-130 foi enviado para USCIS em Janeiro – esse processo demora de 4-8 meses, depende do volume que a imigracao tenha pendente. Quando USCIS aprova o I-130, o National Visa Center contacta voce para pagar as taxas e submeter a documentacao, geralmente leva 90 dias para esse contato. Quando voce paga as taxas e submete os documentos, mais uns 4 meses para o Consulado agendar a entrevista. Se for aprovado, voce recebe a aprovacao de 2 semanas a 1 ano. Voce poderia me explicar porque voces nao decidiram fazer esse processo dos Estados Unidos? Pode me mandar um e-mail, se quiser.

      • Obrigada Bruna pela atenção!Meu marido deu entrada no Visa aí nos EUA e já pagou e tb enviou a documentação (certidão de casamento,nascimento, enfim toda a documentação).Vou pedir para ele entrar em contato com vc.

  4. Oi Bruna . Adorei o post ! Queria tirar uma dúvida … Há 1 ano atrás cheguei aqui e tirei a permissão de trabalho com o visto L2 e agora meu marido trocou de emprego e estou com visto E2. Preciso fazer nova solicitação para visto de trabalho ? Digo : para cada visto uma nova permissão de trabalho correspondente ao visto atual em que a pessoa se encontra ? Muito obrigada e parabéns pelo trabalho. 😀

  5. Olá, Bruna.

    Tenho uma dúvida. Se um americano tiver o interesse de abrir uma empresa nos EUA com um sócio brasileiro, este sócio teria que tipo de visto? Poderia ele ter seu acesso e direitos legais para trabalhar para sua empresa nos EUA? Grato.

    • Oi, Hugo. Se esse sócio estiver trabalhando para uma filial, subsidiaria, joint venture ou matriz da empresa america por pelo menos 1 ano antes de vir trabalhar para a empresa americana, poderiamos dar entrada no visto L – existem varias nuances para esse visto se a empresa for pequena. Outra possibilidade, seria o visto H-1B se esse brasileiro vier em uma capacidade profissional, mas o CAP para o ano fiscal de 2016 ja esta exausto. Se ele for uma profissional excepcional na area de ciencias, ele qualifica para o visto O-1. Ele tem outra nacionalidade alem de brasileira?

      • Oi, Bruna. Acho que não fui claro. Perdão. Acho que minha pergunta deu a entender outra coisa.
        A situação que estou querendo criar é a seguinte: um americano quer abrir uma empresa nos EUA. Para ser seu sócio, ele convida a mim, por exemplo, brasileiro, morando no Brasil, para se mudar para os EUA e juntos tocarmos o business. A minha dúvida seria em relação ao meu visto: poderia eu ser sócio dele nesta empresa? Caso sim, que tipo de visto seria adequado para mim?
        Espero ter me explicado melhor. Obrigado.

  6. Eu entendi isso mesmo, Hugo. Você pode vir com o L-1, H-1B ou O-1 como empregado dessa empresa a não ser que você tenha outra nacionalidade . Como sócio, mais claro e o L, mas você tem que te sido um empregado de uma empresa vinculado à americana no Brasil. Existe um visto permanente de investidor mas você vai ter que investir 1 milhão de dólares nessa empresa.

    • Entendi, Bruna, obrigado. Me tira só mais uma dúvida, no caso do visto H-1B, além de todos os requisitos necessários para uma empresa aplicar para ter um profissional de fora, quanto, em média, a empresa tem que investir para aplicar para este tipo de visto? Grato.

  7. Então se eu tiver graduação em Engª da Computação (a minha) + mestrado em Ciências da Computação (farei em 2016) eu consigo um visto de trabalho permanente mais facilmente? É muito mais fácil?

    • Se a posicao que esta sendo oferecida requerer um mestrado ou bacharelado mais 5 anos de experiencia na area e existe um empregador Americano patrocinando para seu visto, voce qualificaria no employment-based category second-preference. Se voce nao tiver uma oferta de emprego, voce podera aplicar para o national interest waiver se voce comprovar que sua area e skills irao beneficiar os Estados Unidos em geral. Qualquer duvida, estou disponivel.

  8. Olá…adorei esse blog. E estou me matando com tantas duvidas.
    Eu atualmente moro na Irlanda(há mais ou menos 4 meses) e sou cidadã italiana. Namoro uma americana e pretendemos nos casar no próximo ano. A intencão é morar em Houston que é a cidade que ela mora, mas que tipo de visto eu devo solicitar? Eu estou muito perdida…

    • Oi, Geisa. Dependendo do seu timeframe, voce pode pedir um visto fiancée e vir casar aqui nos Estados Unidos ou pode fazer adjustment of status se voce vier para os EUA com outro tipo de visto e casar por aqui ou ainda fazer o visto de imigrante diretamente no consulado. Espero que essa informacao te ajude a tomar a decisao correta.

  9. OI BRUNA! Tem muito tempo que nao vou ao EUA. tenho o greencard e venci em 2017. eu morei no texas 2 anos e tem quase seis anos que nao entro no pais. posso passear usando o greencard? o que tenho q fazer?

    • Oi, Carol, teoricamente, mesmo com o green card vencido, voce continua com o status de residente permanente. Somente um juiz de imigracao ou abandono voluntaria é capaz de retirar esse status. Entretanto, existem varias repercusoes a esta regra quando voce esta fora do pais ha mais de 180 dias: 1. a companhia aerea nao deixara voce embarcar; 2. quando voce tentar entrar nos Estados Unidos com o green card vencido e fora do pais por mais de 1 ano sem ter aplicado para o re-entry permit, a policia imigratoria vai se convencer que voce abandonou sua residencia e deixara voce entrar como parolee e provavelmente vai recomendar o processo de deportacao e voce tera que defender sua residencia na frente do juiz; voce pode tambem na hora da admissao explicar que quer abandonar sua residencia voluntariamente. Se voce quiser diminuir essas chances, voce tem duas opcoes: 1. aplicar para o returning resident visa no consulado americano, mas voce tera que demonstrar que voce nao voltou aos EUA por todos esses anos por motivo de forca-maior ou 2. abandonar sua residencia voluntariamente no Consulado e aplicar para um visto de turista. Espero que tenha sido claro.

      • Oi, Carol, reli sua pergunta e vi que so vence em 2017. Mesmo assim as regras acima continuam validas salvo a companhia aerea te deixar embarcar no aviao.

  10. Oi Bruna, estou em Houston há 3 meses com visto de Turista e pretendo ficar até fim de Setembro, que seria quase os seis meses limite para a permanência. Porém, meu irmão está morando aqui e provavelmente irei retornar em Janeiro. Muitas pessoas estão me dizendo que posso vir a ter problemas no aeroporto quando tenta voltar, que podem não me deixar embarcar por ser brasileira e ter passado um longo período aqui e estar voltando em um período curto de tempo. Você acha isso possível? Como funcionam esses casos? Obrigada

    • Nao existe um prazo na lei que determine que voce tera a entrada garantida. Porem, se voce demonstrar que nao a intencao de imigrar e continua com vinculos no Brasil, voce tem a chance de nao ser negada entrada.

  11. Ola Bruna, Sou cidada americana e gostaria de aplicar pelo I-130 para minha irma. Li que demora em torno de 15 anos para ser expedida permanencia residencia. Posso entrar com este processo qdo ela estiver nos USA me visitando? Sera que depois que entrar com o processo eles vao impedir que ela saia e entre no pais com o visto de turista? Qual seria a melhor forma de ela poder ficar nos USA comigo enquanto esta sendo processado? Ela nao precisa trabalhar e tem um filho de 7 anos. Sera que vc poderia me dar uma luz?!!!!

    • Oi, Tila. As opcoes dela irao variar dependendo de muitos fatores, teria que conversar com voces para saber qual o melhor caminho. Existem varios estagios no processo do green card e aplicacao do I-130 nao vai dar a sua irma nenhum status legal mas pode dar a presuncao de intencao de imigrar para os oficiais da imigracao. Espero ter respondido a sua pergunta.

  12. Boa noite Bruna, meu nome é Bruno tenho 2 dúvidas importantes, se puder me ajudar te agradeço muito. Consigo tirar Drive License com visto de Turista ou já estando ilegal, em Hosuton? Consigo mudar meu visto de turista para estudante já estando aí?

    • Olá Bruno,
      Com o visto de turista você consegue tirar a Texas Driver License sim. A validade da carteira será curta. Vencerá com o I94. No caso de turista o I94 vencerá em 6 meses. Post sobre como tirar a Texas Driver License https://alohouston.wordpress.com/2014/09/07/texas-driver-license/
      Quanto a mudança de visto é possível sim mudar o status de turista para estudante mas consulte um advogado especializado em imigração ainda no Brasil para se informar de todos os detalhes. Prós e contras para depois não complicar a sua situação com os EUA.
      Daisy

  13. Bom dia Daisy, obrigado pela resposta me ajudou muito. Queria te perguntar se você me indica um advogado brasileiro de confiança aí em Hosuton, para fazer uma consulta em relação a troca de visto.

  14. Oi Bruna,
    Tanto eu como os meus pais aplicamos p/ a cidadania e já recebemos nossos documentos. Eu gostaria de te perguntar se eu (ou os meus país) podemos aplicar p/ o meu irmão que ‘é casado (com brasileira) e que veio para os Estados Unidos com visto de turista mas que no momento o visto está vencido?

    • Oi, JP, tanto voce quanto seus pais podem aplicar, entretanto o tempo de espera esta em torno de 7 anos para filhos casados de cidadaos Americanos e 12 anos para irmaos. Aplicando somente o I-130 nao da nenhum status legal para ele. Ja que o visto que ele tem ja expirou, ele comecou a acumular permanencia illegal. Quando o green card estiver disponivel ele tera que sair do pais para pegar o GC no Consulado (ja que ele nao podera fazer adjustment of status) e quando ele sair, se ele estiver illegal por mais de 1 ano, tera um bar de 10 anos para voltar que, atualmente, nao tem perdao.

  15. Bom dia, morei 10 anos ilegalmento nos US , minha filha 23 anos de idade, cidadã americana, vai fazer a petição para mim, entrei legal nos US com visto de turista , fui preso por dirigir com a Drivers License
    cancelada, (TENHO SS LEGAL E DRIVERS LICENSE LEGAL DO ESTADO MA) por não ter pago uma multa, foi marcado dia pra ir a Court, não fui, voltei para o Brasil, minha ex esposa e minha filha contrataram um advogado e foi resolvido o problema, temos documentos comprovando, minhas perguntas , posso ter o meu visto negado por esses motivos, vou precisar de um WAIVER ? Muito obrigado Bruna, abraços Arley

  16. Quanto tempo voce ficou nos Estados Unidos depois do seu visto de turista expirar e quando voce saiu dos EUA? Se ficou mais de 6 menos e menos de 1 ano, voce tem um Bar de 3 anos para voltar contados da sua saida; e se ficou mais de 1 ano, tem um Bar de 10 anos da data da sua saida. E voce precisara de um waiver, se esta pedindo dentro desses prazos. Meu e-mail é bruna.frota@dmcausa.com se voce tiver mais perguntas.

  17. Olá Bruna!

    Logo em breve estarei com meu passaporte Italiano e gostaria de saber a respeito do visto E-2, destinado a países que tem acordo com os EUA, gostaria de saber sobre valores do processo, uma base apenas, pois sei que cada caso é um caso (apenas do processo, fora o investimento) e também outra dúvida que me ocorreu foi que li sobre cônjuge do aplicante ter direito a trabalhar, queria saber como é esse work permit, mas acredito que não se trata de um H1B, ou se pode vir a ser, como funciona esta segunda parte.

    Desculpe pelo longo texto
    Adorei suas dicas 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s