Escola Pública nos EUA!!

Quando nos mudamos para Houston eu fiz um post super rápido sobre como escolhemos a escola pública dos nossos filhos aqui nos EUA. Recebo muitas perguntas sobre o tema e resolvi fazer um post mais detalhado sobre o assunto. No momento meus filhos estão no ensino fundamental que aqui eles chamam de elementary school. Não saberia dar informações sobre o middle school e o high school. Um conjunto de escolas tem um distrito escolar que coordena estas escolas públicas. Moro em Katy. Aqui as escolas são administradas pelo Katy ISD.

Para estudar em uma determinada escola deve-se morar na área de cobertura da escola. Os sites de aluguel e compra informam a escola mas as vezes ele está desatualizado. Liga para a escola ou entra no site e checa direitinho a área demarcada. Morar na borda sempre há um risco de rezoneamento. As escolas vão ficando lotadas de estudantes e as vezes eles mudam algumas casas para outra escola próxima e constroem novas escolas. A escola não tem como negar a entrada de um novo aluno em qualquer época do ano. As escolas oferecem transporte gratuito para quem mora a partir 0.5 milha de distância da escola. Oficialmente a escola pública começa com o kindergarten ( 5 anos completados até setembro). Alguns distritos escolares tem o pre kindergarten para as crianças que ainda não dominam o idioma. O período na escola costuma ser mais curto (3hs). Eles testam as crianças para avaliarem o nível de fluência e só entram no programa as que não são.

Os documentos necessários para a matrícula são certidão de nascimento ou passaporte, histórico escolar ( o meu marido traduziu o nosso, não exigiram tradução juramentada), comprovante de endereço ou contrato de locação ou contrato de compra da casa/apartamento e a cartela de vacinação. Eu recomendo que o médico ainda no Brasil faça um relatório das vacinas presentes na cartela pois algumas siglas como a PENTA ou HEXA não ficam claras e as enfermeiras da escola ficam um pouco perdidas. Quase que o meu caçula teve que tomar uma vacina de novo mesmo eu explicando a cartela para a enfermeira. Questionei se poderia me negar a dar a vacina novamente e a enfermeira explicou que quando isso acontece há um documento preenchido e assinado pelos pais pela recusa, este é enviado ao governo que demora duas semanas para retornar e autorizar a matrícula. O bom que ela resolveu pesquisar novamente e viu que estava tudo certo na cartela. Já falei sobre isso em um outro post.

2242

Fila de carro para pegar o filho após a aula. E o famoso ônibus amarelinho mais a frente!!

Houston é muito grande e quando começamos a pesquisar não sabíamos por onde começar e imagino que muitas pessoas se sintam também perdidas. Onde estão as melhores escolas públicas? Os sites greatschool.org e o schooldigger.com te darão uma idéia. São sites fáceis e bem informativos. O STAAR test é uma das formas que eles tem para avaliar uma escola. Os alunos são testados a partir do 3 ano do ensino fundamental (elementary). Eu não me preocuparia muito com o ranking do schooldigger pois os índices alcançados nos testes são muito próximos entre as escolas boas. Algumas pessoas criticam estes testes, falam que eles são simples e não medem o ensino dado mas pensando desta forma fica ainda mais fácil concluir que as escolas que não atingem estes bons resultados das melhores escolas não devam ser boas mesmo. As escolas particulares não são testadas e tem um currículo bem flexível. Imagino que devem ter escolas particulares muito boas em Houston mas depende do budget de cada um. Não saberia informar muita coisa sobre as escolas particulares. Muitos procuram as escolas particulares por questão religiosa ou porque moram em zonas que não possuem boas escolas públicas.

A maioria das famílias de classe média migram para os subúrbios onde concentram as melhores escolas públicas.  Os subúrbios são muito procurados também pois são bem homogêneos sócio e economicamente. Diferente de Houston que é bem heterogêneo. Uma boa vizinhança está bem próxima de uma outra nem tanto. Esta preocupação é pequena quando estamos falando de elementary com crianças até 11 anos mas este assunto muda muito de figura quando os estudantes são do middle ou high school onde as más companhias preocupam muito os pais. As escolas do middle ou high school abrangem uma área bem maior. Uma middle school absorve os alunos do 5 ano de várias elementary school e assim vai. Achar uma casa que seja do seu gosto, dentro do orçamento definido e com uma boa escola pública é muito mais fácil nos subúrbios. Os subúrbios de Houston são como bolhas. Tudo perfeitinho. Acharia chato morar nele se fosse solteira ou casada sem filhos ainda. Os condomínios são lindos, bem cuidados e com muita infra estrutura. Muitas atividades de lazer voltados para a família. Além de escolas públicas boas, encontra também daycare, afterschool e pre escolas particulares espalhadas pelas regiões. Todos os subúrbios estão crescendo muito rápido. Os mapas no google não mostram mais a situação real hoje. Eles estão super desatualizados. Morar em Houston ou nos subúrbios depende de cada um. Alguns não se importam em pegar um trânsito de 40 minutos ou mais para o trabalho, outros já gostam de ficar perto da agitação de downtown e midtown. Se optarem em morar nos subúrbios, recomendo procurar um mais próximo do trabalho. Não faz sentido trabalhar perto do aeroporto internacional e morar em Katy. Fotos abaixo da vida tranquila e familiar do subúrbio.

  l8  l2l16

Após uma pesquisa rápida, percebe-se que temos uma pouca oferta de escolas públicas com avaliação 10 em Houston e muitas delas são só magnets. Magnets são escolas que podem ter outros métodos para entrar que não seja pela residência. Seleção e/ou sorteio. Elas tem alguns programas extras bem interessantes e atraentes. Mais informações sobre as escolas magnets aqui. Enfim, tem que pesquisar para saber se são ou não. Geralmente as boas escolas públicas em Houston ficam em bairros com pouca oferta de aluguel e geralmente com um custo elevado. Novamente entra a questão do budget. Geralmente dentro do anel interno (loop 610) os valores dos imóveis são mais altos. Temos que pensar que os subúrbios ficam para fora do anel externo (beltway 8).

 houston-hdtv-map

Texas é um estado com muita diversidade cultural e assim muitas escolas possuem o programa ESL (english as second language). Este programa ajuda os estudantes estrangeiros a adquirirem o novo idioma. Nos sites mostram se a escola o possuem. Os novos alunos estrangeiros são distribuídos em classes comuns. Não existe uma classe separada para eles. A língua falada é o inglês. Algumas escolas públicas são bilíngues (inglês e espanhol por exemplo). Geralmente com 6 meses as crianças já estão fluentes mas claro que depende de cada criança.

desenho raças

O ano letivo começa no fim de agosto. O corte de nascimento é setembro. Estamos “atrasados” 6 meses comparado ao Brasil. É muito comum os alunos perderem os 6 meses estudados no Brasil e recomeçar aqui em agosto a mesma série. Cada distrito escolar tem suas datas. Checar direto com a escola escolhida. Os feriados costumam cair na segunda. Temos uma semana sem aula em março que é o spring break e que também varia muito de cada distrito escolar e estado. Temos um winter break na época do Natal e Ano Novo que dura mais ou menos duas semanas. A cada 6 semanas ou a critério da escola os alunos saem mais cedo na sexta-feira. A escola é horário integral, 8 às 15:40hs. As escolas costumam liberar as crianças a partir deste horário e depende de como você preencheu que irá buscá-las. Ônibus, carro, a pé, o ônibus do after school. As filas dos carros costumam andar a partir de 15:40. Os ônibus saem mais cedo um pouco. As turmas tem uma média de 16 crianças por sala mas pode chegar a ter mais de 20 caso a escola esteja cheia. Geralmente não tem um uniforme obrigatório mas o PTA (associação de pais) arrecada fundos para a escola com a venda de camisas com o logo da escola. Funciona como uniforme. Cada escola tem um mascote. Muito legal!! Tem um professor e pode ter assistentes, alguns são voluntários, que ficam na sala em alguns horários específicos. As escolas trabalham a inclusão, como estão na mesma classe, professores especializados os acompanham em paralelo. Muitas crianças levam o almoço de casa em térmicas (muitas marcas disponíveis) mas também tem a opção de comprar na escola. O tempo do almoço é muito curto e o horário varia dependendo da série. Começa às 10:30 para o kindergarten e assim vai… As férias do verão começam no início de junho. Os alunos do programa ESL que ainda não possuem um bom resultado nos testes participam do programa summer school por 3 semanas gratuito, horário integral. Este programa visa melhorar a fluência dos estudantes na língua inglesa. Durante o verão outros programas não gratuitos estão disponíveis para estudantes mais velhos. Escolas variadas particulares abrem programas de summer camp para entreter as crianças durante quase 3 meses de férias escolares. Algumas igrejas oferecem summer camp gratuito por algumas horas.

Algumas escolas tem alguns programas interessantes extra curriculares que estimulam a criatividade e raciocínio das crianças. Procure se informar sempre destes programas na escola que tem interesse. Leia todo o site da greatschool, inclusive o review da comunidade. Leia também o site do distrito escolar (Houston ISD, Katy ISD e outros) e principalmente o site da escola, mande email, ligue e principalmente vá conhecer pessoalmente o espaço físico. As escolas são bem padronizadas. A partir da segunda escola você perceberá que não tem muita diferença na parte estrutural dentro do mesmo distrito.

Observar a atuação do PTA (associação de pais) nos sites das escolas e alguns PTA possuem o seu próprio site. Eles organizam o programa de voluntariado. Palestras gratuitas ou com taxas simbólicas. Levantam fundos para melhorar a biblioteca, laboratórios de ciência, informática. Eles também promovem festas e atividades extras. O voluntariado é uma excelente maneira dos pais observarem como a escola funciona além do acesso frequente e direto com os professores nos corredores, eles estão sempre dando um extra feedback sobre o nosso filho. Uma excelente escola por aqui geralmente tem um PTA forte e um engajamento maior dos pais no programa de voluntariado.

O post ficou mega. Espero que aproveitem as informações. Por favor, quem tiver mais detalhes deixem nos comentários.

Boa sorte!!

Abraços.

Anúncios

14 pensamentos sobre “Escola Pública nos EUA!!

  1. Oi vc é brasileira? Que legal! Estou pensando em me mudar para Houston, meu namorado é do taxas! Vc gosta da cidade?

    Enviado do meu iPhone

    >

  2. Oi Vanessa,
    Eu sou brasileira. Tem muitos brasileiros por aqui. Eu gosto de morar aqui sim. No blog tem alguns posts que eu descrevo um pouco da vida aqui. O que tem de legal para fazer e outras coisas. Dá uma olhada.
    Abraços.

  3. Ficou excelente o post amiga!!! Muito esclarecedor! Só uma dúvida: quanto ao ensino, você já percebeu se é como o daqui ou mais fraco ou mais forte? Comparado a uma excelente escola particular de BH… Beijo!

  4. Juliana,
    Obrigada amiga!!
    A resposta para a sua pergunta não é fácil e nem simples.
    Primeiro, porque tem pouco tempo que estamos por aqui para termos uma idéia bem formada sobre o asunto. Os meninos estão adorando a escola deles. Ela é integral e cheia de atividades.
    Segundo, o material (livros e apostilas) fica todo na escola e eu nunca o vi. Avaliando o material de matemática que eu guardei do colégio (um dos melhores de BH) que o meu mais velho estava no Brasil, o conteúdo parece semelhante às provas que ele tem feito. Ele está indo super bem nos exames. Acho que depende de cada criança. O livro de para casa do kindergarten fica em casa e tem muito material para desenvolver. Gosto dele!!
    O processo de alfabetização do meu caçula foi fantástico. Ele está lendo o inglês muito bonitinho. A alfabetização do mais velho no Brasil foi mais ou menos parecida. Trabalha os sons e a escrita livre que vai evoluindo seguindo os padrões. Não sei explicar pois não sou pedagoga. Sei que funciona!! Alguns pais acham a matemática fraca e acabam comprando livros extras para estimular, tipo método Kumon mas conversando com algumas mães americanas, elas acham estes livrinhos de Kumon avançados e desnecessários nesta fase da criança ( kindergarten e 2 grade). Eu comprei para os meus meninos e eles curtem fazer mas não sempre. Falam que estão cansados quando chegam da escola. Escola em horário integral (8h). Já li que as escolas vão avançando o para casa e a dificuldade assim que eles vão crescendo. O para casa não é difícil mas é bem interessante. O para casa do mais velho tem um quadro em que ele escreve o nome dos livros lidos e a data que leu e o pai assina. Muito estímulo à leitura. Mesma coisa o kindergarten, tem a leitura de livros em um programa on line que a professora monitora quais alunos leram e se leram muito rápido ( não me pergunte como, coisas da informática). O para casa não é diário. Chegam as instruções por email ou por um aplicativo na sexta e a criança passa a semana fazendo para entregar na quinta da semana seguinte. Os meninos fazem aos poucos mas daria para fazer em um dia se eles animarem. Se serve de comparação achava os para casa do colégio do Brasil fáceis também. Acredito que seja a idade que eles estejam. Concorda?
    Terceiro, as boas escolas aqui oferecem muitos programas paralelos que desenvolvem o raciocínio, a criatividade. Grande estímulo à ciência. Algumas escolas públicas tem mais programas que outras. Arte, música, idiomas… Não é uniforme. Por isso que é importante escolher direito onde morar. Algumas escolas são bem fracas, ficam em áreas mais pobres, pois o estado retorna para a escola os impostos da população, tipo IPTU. A partir do 6 ano tem as matérias extras em que o aluno já vai se dirigindo para uma área em que ele tem maior interesse que outras. Biológicas, humanas, exatas… Participando de projetos. O estudante pode fazer quantas disciplinas extras ele quiser mas o histórico de notas tem que ser avaliado primeiro. As notas também não podem ser baixas pois senão é removido do programa. Assim, o método utilizado para entrar nas universidades aqui nos EUA é bem diferente do Brasil. Vale mais o histórico do aluno e as atividades desenvolvidas ao longo de sua vida estudantil, voluntariado do que somente um teste de vestibular. O SAT é uma prova que eles fazem e que seus pontos são pré requisito de análise para o ingresso nas universidades. Cada universidade tem sua pontuação e mostram o grau de preparação do aluno. Tem muito material disponível nas livrarias mas ele sozinho não garante nada. Todo comportamento é reportado. Bom e ruim. Fica registrado no histórico. Enfim, complexo!!
    Quarto, Houston tem escolas particulares que se destacam com processos de seleção rigorosos. Talvez com um conteúdo mais puxado e para casa mais numerosos mas também caríssimas. Já procurei me informar e definitivamente não cabe no nosso bolso. Quem sabe no futuro. Algumas escolas particulares não aceitam crianças que ainda não dominam o idioma. No Brasil, decidimos não colocar os nossos meninos na escola mais puxada da cidade e ela nem era cara. Era líder em aprovação nos vestibulares. Descobri após matricular em outra que era igualmente competitiva. Quando o foco é só treinar para fazer uma boa prova, uma boa redação formatada com o que deve e o que não deve estar escrito tiramos da criança a capacidade de inventar algo novo. Acredito que aqui as crianças são estimuladas a criar. As crianças tem muito mais a aprender do que como fazer uma boa prova. Estamos muito otimistas com as nossas escolhas!!
    Amiga, sempre que descobrir algo novo te falo!! Virou um post…rsrs
    Beijo grande!!

  5. Pingback: Morando nos EUA – Que língua as crianças falam em casa? | Alô Houston!!!

  6. Adorei o post. Gostaria de saber se os programas
    After School são todos particulares ou se tem programas gratuitos. E se tem como me informar qual a média de preço desses programas.

  7. Oi Mell, Obrigada!!
    Algumas escolas públicas tem alguns programas after school gratuitos ou não mas não são regulares ( todos os dias). O meu filho fez um curso pela escola durante 9 semanas e foi gratuito. Era depois da aula e eu buscava mais tarde. Algumas escolas são especializadas em after school e são privadas. Elas ficam em torno de $125 por semana. As igrejas podem oferecer estes serviços mas nao sei detalhes. O YMCA tem programas after school que costumam ser mais em conta pois são sem fins lucrativos. Não sei os preços.
    Continue particiapando do blog!!
    Abraços!!

  8. Adorei as informações, bem esclarecedor…. Estaremos nos mudando para Katy até jun2016 e tenho um menino de 3 e uma menina de 4. Ela faz aniversário 04/07 e ele 03/09. Eles já entram nas escolas públicas de Katy? Gostei muito de Cinco Ranch, vc mora onde exatamente em Katy?

  9. Olá Melissa,
    Obrigada!!

    Espero que tudo corra bem com a sua mudança.

    A sua menina poderá estudar na escola pública, kindergarten, pois ela terá 5 anos completos no dia primeiro de setembro.
    Tirei este trecho do KatyISD ( site do Distrito Escolar de Katy)

    To qualify for kindergarten, the child must reside in Katy ISD and be five years old on or before September 1 of the current school year. There are NO age exceptions per state law.

    Segue o link para maiores informações.
    http://www.katyisd.org/dept/counseling/Pages/Kindergarten.aspx

    Já o seu caçula não será elegível pois ele completará 4 anos após dia primeiro de setembro. Mesmo assim checa na escola. O programa pre-K é mais flexível.

    Como eu já falei várias vezes no blog. No pre-k da pública, são apenas 3 horas e não acho que a criança desenvolve tanto o idioma quanto os alunos que ficam em horário integral.

    Segue o link com as informações da última inscrição (referente ao ano letivo 2015/2016).
    http://www.katyisd.org/dept/counseling/Pages/Pre-Kindergarten.aspx

    Eu moro em Cinco Ranch. Southwest. Gosto bastante mas também tem outros condomínios muito bons em Katy. Recomendo buscar as escolas de Katy a Sul da i10. A região é melhor e as escolas também são melhores.

    Espero ter ajudado.
    Abraços,
    Daisy

    • Oi Daisy,
      Muito obrigado pelas suas dicas…. esta semana meu marido está aí em Houston trabalhando e vai tentar visitar algumas escolas….
      Obrigada!

  10. Pingback: Escola no Texas – Rezoneamento!! | Alô Houston!!!

  11. Olá Daisy!
    Meu marido e eu vamos nos mudar para Houston em breve.. Temos uma filha de 1 ano e gostaria de saber mais a respeito de escola para a idade dela…
    Tenho mais umas duvidas! rss
    * Em relação a vida de estrangeiro aí… Como é a compra de carro? Há montadoras que facilitam a compra de carros por estrangeiros?
    * Há clubes como no Brasil?
    * Você me indica alguma academia por aí?

    Obrigada!!

    • Oi Ellen,
      As escolas para a idade dela eu não saberia te indicar pois os meus filhos já vieram para cá mais velhos. Teria que pesquisar bastante e visitar as escolas. Algumas tem lista de espera grandes. Depende muito de onde você vai querer morar. Muitas escolas são franquias e estão espalhadas por toda Houston e nos subúrbios.

      Financiar o carro é bem complicado por estrangeiro não possuir um Credit History. A solução é comprar a vista para fugir das altas taxas de financiamento ou recorrer ao lease.

      Aqui o conceito de clube é um pouco diferente e bastante exclusivo. Geralmente nos subúrbios, a classe média frequenta áreas de lazer com piscinas, quadra de tênis e outras amenidades para o uso privado dos condôminos mas não aquele tipo de clube que estamos acostumados no Brasil como o Minas tenis Clube ou Náutico. Nos condomínios de apartamento geralmente também tem área de lazer.

      As academias aqui são muito bem equipadas e tem muitas opções. Tem o YMCA, Lifetime ( a que eu frequento e gosto muito), LA Fitness, 24 Hour Fitness e muitas outras.

      Sucesso na mudança!!!
      Abraço

  12. adorei o sei post , tenho um filhote de 14 anos que ta louco pra fazer um intercambio em Hosuton, mas com certeza é outro sitema do que vc esta que mora ai..

    mas valeu parabens , vc é muito criteriosa e explica legal tudo …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s