“Why do you like to live here?”

Esta semana fui fazer um teste oral para avaliar o meu nível de inglês para um novo curso!! No meio do teste surge esta simples pergunta e eu completamente travei. Após gaguejar saíram algumas respostas prontas.  Passei o dia pensando em como explicar para outra pessoa o que é bem claro para mim na minha cabeça. Americanos adoram listas e ranking. Leio muitos blogs que também tem trilhões de listas. As dez mais disso ou 10 mais daquilo. Animei e resolvi fazer mais uma lista para o meu blog!!

Este é um espaço que eu adoro e tento compartilhar com os meus amigos, familiares ou qualquer que esteja interessado em saber como é viver em outro país. Tento passar algumas experiências em viagens ou mesmo do cotidiano. Estou sempre aberta às perguntas no blog ou quem preferir conversar em um espaço mais privado como o email (blogalohouston@gmail.com). Recebo emails com perguntas mais específicas que adoro ajudar!! Enfim, gosto de escrever!! Pratico o meu português para não enferrujar. É um hobby!!

Vamos à lista!!

10 razões que fazem eu gostar de morar em Houston!! Claro que tem muito mais!!

1- A primeira delas é que eu não moro em Houston. Moro em Katy e posso dizer que amo morar aqui. É uma cidade pequena, organizada, limpa e bem policiada. O índice de violência aqui é menor que o do Texas!! Adoro o seu ritmo calmo e as pessoas que moram aqui buscam as mesmas coisas. Qualidade de vida!! Chego em qualquer lugar da cidade em menos de 25 minutos. E ainda tem tudo!!

iphone141226 676

Domingo no parque do bairro!!

2- A segunda é que moramos colados em Houston!! Como é uma das 10 maiores cidades dos EUA e sendo uma cidade de negócios, Houston é bem completa!! Excelentes (e caríssimos) centros médicos. Museus, zoológico, aquário, vida noturna, shows, restaurantes. Conceituadas universidades!! Times esportivos de basquete, futebol americano, baseball e muitos outros. Temporadas de jogos ao longo do ano. Comparando com muitas outras cidades americanas tem muitas escolas públicas de qualidade. Muitos locais bacanas para passar uma tarde no sábado ou uma manhã de um domingo. Vários lindos parques e sempre com muitas atividades!!

iphone141226 765

Jogo de basquete!! Este dia vencemos dos Knicks!!

2- Moro em um país em que a economia está crescendo. A estabilidade me deixa tranquila e segura para criar os meus filhos. Posso me programar para projetos a longo prazo. Não existe inflação desenfreada. Os preços só caem e as promoções aparecem o tempo todo estimulando o consumo. O custos das viagens para qualquer lugar do mundo são menores porque a moeda é forte. O país é grande e cheio de lugares bacanas para visitar. E sempre tem a possibilidade de viajar de carro pois as estradas são excelentes.

Um brasileiro troca reais por dólares numa casa de câmbio no centro do Rio de Janeiro

3- Adoro aprender um novo idioma e estou aberta para conviver com diferentes culturas. O que mais adoro é a quebra dos estereótipos. Cada povo tem suas características mas cada um é um ser único!! Passo a maior parte do tempo me surpreendendo e aprendendo coisas novas.

cultural

4- O ano passado foi o ano em que não trabalhei e fiquei com os meus meninos em casa. Estou curtindo!! Este novo ano não tenho certeza se será assim mas os meus meninos adoram me ter por perto. Mesmo brava algumas vezes!! O estilo de vida aqui me permite não ter que trabalhar para viver confortavelmente mas vamos ver o que temos pela frente. Muitas reclamam por não ter empregada mas digo a verdade quando falo que não sinto falta delas o tempo todo. Algum dia ou outro tenho preguiça mas gosto de não ter ninguém dentro de casa o tempo todo. E aqui também tem faxineira!! Não depender de empregada é uma vantagem muito grande. O país é preparado para isso. Escolas especializadas em receber as crianças (antes ou depois do horário da escola), com traslados para a escola, é uma opção mais utilizada do que contratar um babá ou empregada. Algumas são mais voltadas para recreação outras mais pedagógicas!!

happy-housewife

Housewife!! That’s me!!

5- Qualidade de vida!! Moro em uma casa em um condomínio bacana e com excelentes escolas públicas. Clube com piscina, quadras de tênis com um custo anual bem baixo. Academias inacreditáveis super baratas. Este estilo de vida que sempre busquei no Brasil aqui é bem mais fácil e barato de se manter.  A cidade é plana e a vizinhança pratica exercícios com frequência. Preciso tomar vergonha na cara e comprar uma bicicleta logo!! Promessa para a primavera!! Meus filhos andam de bicicleta pela nossa rua. Os carros estão sempre atentos às crianças pois a área é residencial. Vamos ao parque da vizinhança e conhecemos muitos amiguinhos sempre!! A cidade tem muitos parques com playgrounds!!

IMG_4886 IMG_4889

6- O fato de estarmos longe da família faz com que o convívio com os amigos seja mais intenso e estou adorando!! Quase todos que estão aqui também estão na mesma situação e como diz aquele ditado “uma mão lava a outra” e todos se ajudam muito mesmo!!! Encontros para um café da manhã na casa de amigas brasileiras ou no grupo das amigas venezuelanas (meu ouvido está ficando afiado com o espanhol) é um hábito frequente que adoro!! Visitas no meio da tarde!! Convites para o almoço!! Playdate no parque ou um almoço no restaurante. Jogar conversa fora!!! Arrependo de não ter feito mais isso no Brasil!!

iphone- Halloween 018

Almoço com a turma do inglês!!

iphone-out 940

Saidinha!!

iphone- Halloween 062

Halloween!!

7- Poder de consumo alto!! Quem não gosta de poder comprar coisas para a casa ou pessoais sem destruir o orçamento da casa? Os preços de todos os produtos industrializados por aqui são muito baratos. Qualquer eletrônico, eletrodoméstico, carro, produto de limpeza, roupas, brinquedos, sapatos… E os serviços como água, luz, gás, telefone e outros em geral também tem um custo baixo. A gasolina nem se fala!! Tentação ao consumismo!! Exercício diário de autocontrole!!

eletr

8- Tenho que admitir que as pessoas aqui são educadas e gentis. Mesmo que me falem que é uma gentileza falsa eu prefiro ao invés de ser mal tratada pelos lugares que eu passo. O trânsito é organizado, bem sinalizado e com poucas infrações. As pessoas dão preferência para os pedestres e ninguém fica xingando ou buzinando no trânsito. Raro encontrar algum espertinho tentando fugir do engarrafamento pelo acostamento. Policiamento intenso. As leis de proteção às crianças são firmes e as penalidades são altas. As crianças são intensamente advertidas na escola sobre como se comportar na sociedade. Respeito!!

pedestre

9- O clima em Houston é meio maluco mas o sistema de climatização mantém a casa na temperatura que você deseja em qualquer época do ano. Não morro de calor no verão e muito menos de frio no inverno. E com um custo que encaixa no orçamento. No condomínio, as piscinas ficam lotadas no verão. Legal que todos que moram na região tem acesso às mesmas áreas de recreação. Os vizinhos e amiguinhos da escola se esbarram nos clubes. É só combinar o horário que já vira uma festa!!

summer-ac-repair

winter

10-Segurança é uma questão controversa mas é claro que eu me sinto mais segura morando aqui nos EUA. Não sou boba e instalei alarme na casa e não saio por aí deixando portas destrancadas ou estacionando carros à noite em qualquer beco. Ir a um show ou a um jogo e não morrer de medo de arrastão, violência, assalto é muito bom.

police

Bacana como a vida aqui é prática e sem frescuras. Tudo é feito para facilitar o cuidado da casa. As festas de aniversário são simples. As crianças se vestem sem fluflu. A comunidade participa ativamente nos programas de voluntariado!! A saudade da família a gente aprender a gerenciar.

Adoro morar aqui e até o momento não penso em voltar para o Brasil!!

Até o próximo!!

Anúncios

10 pensamentos sobre ““Why do you like to live here?”

  1. Gostei muito da sua publicação. Ás vezes explicar para algum amigo ou familiar pq é tão gostoso de viver aqui, faz parecer com que fôssemos anti-nacionalistas ou não sentimos saudades. Concordo contigo em tudo.. Economia estável, lugar seguro para se ter e criar filhos, as pessoas são solidárias. Tem muitos lugares públicos e de graça para a gente ir, se divertir e levar os filhos também. Dá para viajar muito. Acho os Texans muito prestativos… Sempre me senti ajudada, mesmo quando só sabia dizer algumas palavras no idioma. Nunca saí de algum lugar sem uma resposta, uma ajuda ou indicação de como resolver… mesmo que fosse por escrito para eu tentar traduzir depois. Rsrsrsrs. Moro em Tomball e colada em Houston. Parabéns. Ás vezes mando essas matérias para algumas pessoas no Brasil, quando me perguntam pq gosto daqui ou o que fazer por aqui. Abraços

  2. Olá Susana!! Obrigada!!
    Concordo! Tento ao máximo não fazer comparações entre aqui e o Brasil mas é inevitável quando tentamos explicar os motivos que nos fizeram ir para tão londe da nossa família e amigos.
    Continue acompanhando o blog!! Abraços

  3. Adorei seu site.. Meu marido está nos casos de ser transferido para Houston.. Estou animada mas ao mesmo tempo com muito medo! RS você foi falando inglês fluente? Tenho uma noção , mas estou com medo de travar ai! Vi que vários sites elogiam katy, e como quero engravidar eu fiquei bem animada por causa das escolas! Parabéns pelo site! Adorei!

    • Oi Danielle!!
      Obrigada!! Continue animada!!
      Quando eu me mudei o meu inglês era bem básico também. Quando você chegar olha uma escola de inglês.
      Katy é bacana!! Adoro morar aqui mas é bem família e longe de Downtown!! Não sei se é a melhor opção para quem não tem filho. As escolas públicas aqui começam no kindergarten (5 anos). Tem um programa de PK com 4 anos mas ele terá que ser elegível e dependerá da fluência dele no inglês na época… Enfim, não se preocupe com escola agora… Olha um local para morar perto de onde o seu marido vai trabalhar. O meu marido morou por 6 meses na região do Galleria e gostou bastante!!! É bem central e perto de muita coisa bacana!!
      Abraços!!
      Daisy

  4. Oi Daisy! Nossa, nem acredito que achei um blog de alguém de BH e que está vivendo em Houston! Adorei! Vou começar a ler tudo agora. 🙂
    Também sou de Belo Horizonte. Estive em Houston no fim do ano porque meu namorado mora aí e gostei da cidade, bastante diferente do Brasil e de qualquer lugar que eu já tenha visitado. Parabéns pelo blog! Abraços!!!

    • Oi Stephanie,
      Sou de BH!! É mais raro por aqui mesmo pois Houston tem muitas empresas de petróleo e gás. Não é muito o foco das nossas empresas de Minas Gerais mas se procurarmos com certeza devemos achar mais pessoas… Quando vier de novo me dá um toque que podemos combinar alguma coisa!!
      Abraços!!

    • Nair, obrigada!!
      Morar aqui está sendo uma grande experiência. As coisas aqui funcionam de maneira bem diferente do que estamos acostumados. Bem mais fácil. Outra cutura!! Acredito que seria de outra maneira em países europeus ou asiáticos. Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s