Texas Driver License!!

Morando em Houston, não importa em qual região você escolha, chegará uma hora em que você terá que tirar a sua carteira de motorista. Viver por aqui é praticamente impossível sem um carro. Claro que se consegue sobreviver sem um mas se prepare pois a cidade é muito mal servida de linhas de ônibus a não ser que queira morar em Downtown e só ficar por ali e nas horas que precisar se aventurar para longe certificar que esteja com a carteira bem recheada para pagar as longas corridas de táxi.  Pela lei do Texas, a carteira de motorista brasileira valerá por um prazo máximo de 3 meses. Tempo mais que suficiente para se organizar e conseguir a sua. A multa por dirigir sem a carteira é bem salgada, a partir de $200. As penalidades vão só piorando a partir da terceira infração.

recurso-para-multas-de-transito-620x413

Muitos dirigem sem a carteira mas esta situação ficará bem mais complicada em casos de batidas e seguros. Já presenciei batida na traseira em que o carro da frente assim que o sinal abriu ignorou e foi embora sem questionar. E a batida não foi pequena. Provavelmente não tinha carteira de motorista ou mesmo em situação ilegal no país. Muito importante assim que ocorrer alguma batida pedir a carteira de motorista e cartão do seguro dos envolvidos e fotografar. A carteira de motorista no Texas possui todas as informações da pessoa. Nome completo, idade, assinatura, foto, se é doador ou não, cor dos olhos e endereço de residência. Residentes temporários tem um período de validade menor e depende da validade do visto. Tem o termo Limited Term Driver License impresso nela.

Inscrição

Em Houston e nos subúrbios tem vários locais para tirar a carteira de motorista. Escolhemos o Rosenberg License Driver Office em Rosenberg pois moramos no subúrbio, Katy. Fomos na parte da manhã e estava sem fila!! Tem jeito de colocar o nome na fila on line antes de chegar no local. A Foto eles tiram na hora. Não façam como eu e dêem uma arrumadinha no visual pois é a foto final da carteira de motorista!! Há um exame de vista em um aparelho na mesma mesa de inscrição. Pagamento de uma taxa de $25.

Documentos necessários

Passaporte,  documento e seguro do carro se possuir, número do seguro social, 2 comprovantes de endereço.  O seguro social não é obrigatório mas se tiver tem que apresentar. Mais informações no próprio site.

Prova escrita

Pode fazer pela internet em casa. Dura em torno de 6 horas pois tem um vídeo para assistir. Optamos em fazer no próprio departamento de trânsito. Tem disponível, gratuitamente, o livro com o conteúdo da prova em inglês e espanhol. A prova está disponível em dois idiomas, inglês e espanhol, não é difícil mas caem muito números, valores das multas e placas de trânsito. As demais questões valem bastante o bom senso e ser o mais conservador possível nas respostas. A prova é feita no computador. São 30 questões de múltipla escolha. O computador mostra, no momento da prova, se as questões estão certas ou erradas e o número de respostas erradas não pode ultrapassar 9 para passar no exame. Tem a opção de fazer a prova escrita em papel e aguardar ela ser corrigida assim que terminar. Tinha uma pessoa fazendo assim pois se sentia pressionada com o computador. Nesta fase do processo são permitidas três tentativas assim como no exame de rua. Perdendo as três tentativas deve-se abrir um novo processo com a apresentação de nova documentação e pagamento da taxa. Há disponível na internet, super fáceis de achar, vários simulados gratuitos.

drive

Exame de direção (de rua)

Após terminar a prova escrita e se dirigir ao balcão, o oficial irá apresentar as opções de dia e horários disponíveis para o teste de rua. O meu marido fez a prova escrita e a de direção no mesmo dia. No meu caso só tinha disponível para três dias depois. No período de férias de verão o tempo de espera é maior entre a prova escrita e o exame de rua.

O exame de direção é bem simples mas um pouco diferente do que fazemos no Brasil. Chegar uns 20 minutos mais cedo e se dirigir para a fila de carros. Não esquecer o documento do seguro do carro. Eles solicitam e conferem. Evitar o horário do almoço entre 12:00 e 14:00. A prova é conduzida em inglês. Para quem não se sentir com segurança pode solicitar um tradutor. Ele ficará no banco de trás.

Eles primeiro checam se todas as setas e a buzina estão funcionando e a primeira coisa que eles te avaliam é a baliza. Esta é feita entre dois cones. Super tranquilo, fazer com calma e sem pressa. Testam o reflexo pedindo para parar “do nada” no meio do exame. Pedem para fazer uma ré. Lembrar de colocar o braço direito no banco do carona e olhar para trás. Não esquecer de olhar os três espelhos retrovisores durante todo o exame e principalmente nas mudanças de pistas. Não esquecer de sinalizar todas as conversões inclusive as balizas. Lembrar das conversões às esquerdas usando a pista central. Atenção nas placas de Pare!! Eles tiram alguns pontos durante o exame mas no fim dá tudo certo!! Preferi dirigir mais devagar para não cometer infrações pois é eliminado se cometer alguma infração mas o examinador tirou ponto pois andei muito devagar em uma das avenidas. A maior parte do exame foi feita em ruas de menor trânsito com velocidade máxima de 25 milhas por hora.

No fim do exame, entregam uma carteira provisória em papel para usarmos até chegar a definitiva pelo correio. A minha chegou em um prazo de 15 dias. O meu examinador era um pouco grosseiro mas a mulher que avaliou o meu marido foi super gentil. Enfim, loteria!! Manter a calma é o melhor conselho!!

Sucesso para todos!!

Abraços!!

22 pensamentos sobre “Texas Driver License!!

  1. Essa semana eu precisei renovar a carteira e foi muito rápido na DPS de Houston (na Townhurst Dr), 30 min, para quem é cidadão americano pode renovar online.

  2. Ola! Flor 😊 estou aqui a quase 2 anos e ainda ñ dirijo😔 meu Inglês e basico e nunca diriji no Brasil, e tenho 2 Crianças imagina a situaçao! Venho estudando em espanhol para esse teste Kkkk tavez 2015 consiga dirijir 🙏.
    Parabéns pelo blog, e pelas Dicas💋

  3. Oi Angelica!! Obrigada!! Imagino o aperto que você deve passar sem carro e com duas crianças. Vai dar tudo certo para você e ano de 2015 você terá a sua carteira!! Boa Sorte!! Abraços

  4. Olá, moro em Houston e fui solicitar uma nova Driver License, todos os docs ok, mas fiquei com uma dúvida, tenho que fazer o curso de 6 horas, pois tenho 19 anos, porém não consigo achar o mesmo no site da DPS, e não me deram opção de fazer no próprio DPS, a atendente me disse que se faz pela internet, e é só ir com o certificado de que foi aprovado. Poderia me ajudar, você sabe me dizer algo a respeito? Agradeço. 🙂

    • Oi Marcos!! No Texas, ela expira com o I94. A regra geral para B1/B2 é 6 meses a partir da data de entrada no país.
      Continue participando do blog!! Abraços

Deixe um comentário