Como economizar em viagens!! Cuidado para não exagerar!!

Viagem marcada, férias chegando e animação total!! Pronto para ler as dicas nos diversos blogs de viagem e no meio disso tudo dicas de como economizar!!! Tudo errado!! Para conseguir ótimos preços nos aéreos, hotéis, aluguel de carro  e outros serviços devemos pesquisar tudo antes, checar em diferentes empresas e avaliar qual a melhor forma de pagamento. Montar a sua própria viagem é uma maneira bem mais barata do que contratar uma operadora de turismo.

Quando estava montando a viagem para a Disney, fiz cotação com operadoras diferentes e no próprio site da Disney. Sequência de post sobre a Disney aqui. Fechei os parques da Disney, no Brasil, diretamente com a decolar.com. O pagamento foi na moeda Real, parcelado e sem taxa de IOF e ainda ganhamos dias extras nos parques. Perfeito!!! Podia ser sempre assim.

O planejamento da viagem com antecedência é o que ajudará a sua viagem a não ficar tão cara. A escolha da temporada também ajuda. Vale o bom senso!! Não adianta economizar na estação mas também não ir na melhor época para conhecer a região. Gosto muito da primavera!! Gosto pessoal!! Vou compartilhar com vocês  aquelas dicas ótimas que eu tenho feito nos últimos anos e tem me ajudado a manter o controle dos gastos, principalmente nas viagens internacionais em que o câmbio não é nada favorável para o Real. Colocarei algumas que conheço mas ainda não usei mas valem a pena serem citadas. Lembre-se a viagem tem que ser agradável e sem stress!! Deixar de fazer as principais atrações devido aos custos elevados também não é legal!! Melhor adiar a viagem para um outro momento. Não precisamos também exagerar e ficar tão mão de vaca! 🙂

Aéreo

Gostamos muito do site kayak.com para checar as melhores tarifas aéreas. Para poder economizar em passagem aérea tem que estar disposto a encarar viagens longas com escalas. Se você for do tipo que se estressa com aeroportos fiquem bem longe dessa economia. Os vôos noturmos costumam ter preços melhores. Vale colocar na balança o que pesa mais para você naquele momento.

Traslado Aeroporto/Hotel

Aqui vale a sua disposição em economizar. Com certeza pagar 7 dólares é muito melhor do que 60 dólares mas tem que estar preparado para carregar as malas em escadas rolantes, o que as vezes não tem, passar as malas em roletas, encarar o metrô cheio algumas vezes e ainda fazer as baldeações. Tem que colocar na balança se vale a pena a economia. Olhando por um outro ângulo. Imagina uma viagem para uma única cidade, assim, compensa pagar um táxi. Aliás, dois!! Agora imagina um tour pela Europa em que esteja viajando por 20 dias em 7 cidades. Faça a conta!!! Em Euro!!! Ou pior, em Libra!!! Vale ou não vale um esforço? Um exercício uma vez ou outra não mata ninguém!!

Hospedagem

A relação custo x benef’ício tem que ser bem clara nesta parte da economia, considerando ainda o conforto. Eu considero  a localização um importante fator na escolha do hotel e principalmente quando será usado mais para dormir. A área deve possuir uma rede de transporte bem servida, além de ser bem agradável ao andar a pé em torno do hotel. Afinal, passaremos diversas vezes por ali durante toda a viagem.

Um site muito bom que pode render uma boa economia é o hotwire.com. Este site de reserva de hotel às cegas é perfeito quando o centro da viagem não é o hotel. Na mesma região escolhida para reservar aparecerá  hotéis com 2  estrelas, 3 estrelas chegando nos tão sonhados e desejados 5 estrelas. Decisão particular. Dependendo da época consegue fazer grandes negócios. Os hotéis bem localizados que sabem que serão usados mais para dormir investem menos em serviços pois eles sabem que não serão usados. Então não espere aquele hotel de rede que você adora ser maravilhoso bem no centro de New York. Dicas de Nova York em sequência de post, aqui. Lembre-se sempre, você escolheu a região, o número de estrelas e viu a porcentagem de recomendação no site. Seja coerente e aceite o que pagou!!! Be Happy!!! Uma dica para ele não se tornar tão às cegas é pegar a área do hotel selecionada do hotwire e jogar no google maps e procurar hotéis disponíveis na faixa de preço definida. Não tem erro, a lista de hotéis estará bem clara. Vale dar uma pesquisada no Tripadvisor ou Yelp para ver o que os hóspedes falam dele… Saiba ser crítico ao ler os comentários. Tem muita gente sem noção!!! Não quer arriscar…ok!! Faça uma pesquisa no Kayak que ele te passará sites de reserva com a menor tarifa disponível, como exemplo, o booking.com. Pela minha experiência não compensa o Hotwire em alta temporada, os preços ficam bem parecidos com outros sites e ainda sem poder escolher. Ponto contra!!

Outra opção de hospedagem barata são os albergues, hostel… Infelizmente não conheço estas acomodações para dar minha opinião. Ou então visitar aquele amigo que não encontra há mais de 10 anos e mora bem no coração de Londres (ou de Houston 😉 )!!!

Compras on line 

Geralmente a compra dos ingressos das atrações com antecedência, on line, é mais barata que diretamente no guichê. Somando no final faz uma grande diferença. Alguns hotéis cobram e outros não para receberem suas compras feitas ainda no Brasil nos sites americanos. Poupam um tempão nas lojas e os preços são bem melhores.

Transporte

Os transportes públicos possuem a opção de aquirir o ticket diário, semanal ou mensal que costumam compensar bem mais do que o ticket avulso. Além de tornar todo o processo bem mais rápido. Interessante que muitos países não têm “trocador”. A cobrança é realizada pelo próprio motorista, imagina a demora… ou uma máquina que se passa o cartão ou nada ou ninguém. Fiscais sobem às vezes para checar mas não é rotina. Multa para os espertinhos!! Na Itália, há muito tempo atrás, não conhecíamos o sistema de transporte e a Internet não era tão informativa, usamos o transporte e não teve como pagar pois já havíamos entrado no ônibus e descobrimos lá dentro. Fica a dica!! Informe-se sempre!!! As multas não são baratas e não está certo!! 😦

Estacionamento

O custo dos estacionamentos pode ser super baratinho mas nada de descobrir chegando no destino. Vale pesquisar antes da viagem os valores corretos para não ter péssimas surpresas. O site parkme.com disponibiliza a localização e preço dos estacionamentos. Os estacionamentos dos hotéis costumam ser bem mais caros. Sempre checa próximo se tem algum outro bem mais em conta disponível. Ainda poupa tempo com o manobrista. Parece bobagem mas em grandes cidades os preços de estacionamentos beiram o absurdo e será um ponto importante para definir qual a melhor escolha para se locomover.

Alimentação

Geralmente nas viagens que eu faço é neste momento que se perde o controle. Amamos gastronomia, vinhos, cerveja… enfim, viver!!! Nos roteiros que eu monto sempre coloco algumas refeições low cost na viagem. Algumas delas são verdadeiras atrações turísticas imperdíveis!!! Melhor ainda!!! Geralmente não almoçamos em restaurantes a la carte, principalmente por tomar muito tempo com o serviço de mesa. Deixamos esta refeição para o jantar, horário que teremos mais tempo. No almoço, optamos por um lanche típico da região. Na Espanha, almoçar montaditos ou conhecer uma loja de presunto super descolada não quebra o bolso de ninguém. Ou um delicioso crepe na França!! Não se esqueçam Market Place dos diversos lugares e as delikatessen!! Fica a dica!! Procure se informar dos horários de happy hour, o preço das bebidas caem bastante!! Uma situação super divertida que passamos a um bom tempo atrás no Chile, pedimos uma grande jarra de chopp para dividirmos e para a nossa surpresa era horário de happy hour double!! Chegaram duas megas  mas não se tornou exatamente um grande problema!!! rsrs

Ingressos 

Algumas cidades possuem guichês da TKTS e sempre oferecem grandes descontos para os shows do dia. Particularmente não me interesso pois toma muito tempo nas filas dos guichês. e os lugares não são definitivamente os melhores. Como diz o ditado… Em viagens “tempo é dinheiro”.  Mesmo assim, fica a dica!!

Museus

Para quem não conhece o CityPass, vale demais!! A economia é real se as atrações nele inclusas são do seu interesse e ainda te poupam de grandes filas. Em Paris, você pode adquirir o Paris Museum Pass on line ou em qualquer atração. Ele está disponível em  2, 4 ou 6 dias de pass para visitar a lista de museus e monumentos sem limite e sem filas. Já imaginou? Furar aquelas intermináveis filas dos museus D’Orsay e Louvre!! Não tem preço!!! Tem sim!!! Mas vale a pena!! O mais legal é que fomos em algumas atrações que não iríamos pois o custo ao somar com as outras atrações do roteiro vai se tornando muito alto mas como está incluso no pass, aproveitamos e conheci lugares incríveis que não estavam no roteiro original!!! Alguns CityPass incluem passeio de barco. Eu, particularmente, evito estes programas, não sei explicar o porquê, mas fui em alguns porque estavam incluídos no CityPass e gostei muito!! Talvez eu não goste da situação de reservar um grande período do dia e cair em uma furada que literalmente não tem como escapar!!! Rsrs

Geralmente os museus possuem um dia na semana ou um horário definido em que as entradas são gratuitas ou praticamente. Eu costumo incluir visitas em alguns museus menores gratuitos na lista durante as viagens. Cuidado!! Estes dias nos museus maiores e mais famosos costumam ser os mais cheios!! Tem que avaliar se compensa o stress!!

Frigobar

Fuja do consumo do frigobar e snacks deixados no quarto. Se gosta de beliscar alguma coisa o tempo todo vale dar uma passada em um mercadinho, walmart ou outros. A economia é muito grande!!

Passeios

Viajar para o nordeste brasileiro e conhecer aquelas praias lindas são programas obrigatórios. Dá para economizar uma graninha boa alugando um carro ao invés de pagar aquela fortuna que as empresas cobram. Então, pé na estrada para conhecer as praias de Cumbuco, Canoa Quebrada em uma viagem para Fortaleza ou ir até Pipa quando estiver em Natal. O tour será feito com calma do jeitinho que sonhamos. Com o GPS tudo ficou bem mais fácil. As diferentes empresas de locação de carros estão muito competitivas. Na hora de fechar o aluguel rejeite todos os upgrades oferecidos, no final acaba acontecendo mesmo pois eles sempre reservam mais carros populares que possuem. A não ser que sua viagem dos sonhos é passear pela Riviera Francesa em uma Ferrari conversível. Estes tipos de viagens é tema para um outro post. Em uma viagem para a França, eu e minha irmã fomos conhecer o Vale do Loire em excursão. O passeio poderia ter sido muito melhor e bem mais barato se nós tivéssemos alugado um carro. Colocaria menos castelos para visitarmos e faríamos o passeio bem mais a “nossa” cara. Fica para a próxima!!

Aluguel de roupas e equipamentos de esqui

Não deixe para alugar estes ítens na estação de esqui, costumam ser bem mais caro!! Procure com antecedência alguma loja especializada neste serviço. A diferença chega a ser bem maior, chegando a mais de 30%.

Quartos com cozinha 

Esta dica eu recomendo para viagens com crianças principalmente. Nós nunca fomos muito adeptos mas ultimamente tenho gostado desta facilidade. O café da manhã costuma ser bem mais rápido e no fim do dia, já cansados de tantas andanças, temos a opção de ficarmos no hotel com as crianças, além da imensa economia!!

Então, são essas dicas que eu estou me lembrando no momento!! Se tiverem mais alguma dica boa deixem nos comentários!! Acredito que todas economias rendem boas histórias divertidas em uma mesa de bar!!

Abraços!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s