Preconceito!

Acompanhei as últimas notícias do Brasil sobre o racismo e resolvi postar no blog sobre este assunto tão polêmico! Além do racismo eu quero falar também sobre a Educação. O racismo é uma ignorância, uma visão prepotente de uma ilusão superior de alguns. Acredito que ela foi passada para todos nós durante a nossa formação. Independente da maneira como ela foi passada, pelos pais, ou pelos amigos, rindo das piadinhas “politicamente incorretas” ou pela mídia. Está tudo errado!! Não deveria ter acontecido.

 maos 2

Meus filhos não tem a mínima noção de racismo. Eles têm 8 anos e 5 anos. Eles sabem que as pessoas são diferentes umas das outras. Eles associam com a geografia. Asiáticos, africanos, hispânicos… Na sala de aula dos meus filhos há uma grande diversidade racial. Diferente do Brasil, na sala de aula deles tem negros, brancos, hispânicos, asiáticos, árabes, indianos. É incrível como cada grupo étnico, racial ou o que cada um quiser falar se destaca. Ele não me fala nada diferente a não ser da língua e origem geográfica. Adoro as escolas deles por ser assim.

Acabou de acontecer por aqui trabalhos escolares sobre a diversidade cultural. Cada pai expondo sua cultura nas escolas. Tivemos também no meu curso de inglês uma festa com apresentações artísticas dos diversos países. Adorei!!! Cada um tem a sua cultura riquíssima!!!

A melhor escola pública de Houston é uma “magnet school”. Tem esse nome pois é uma escola que para entrar é realizada uma seleção. Resumindo, são alunos com talentos especiais, inteligência acima da média. O mais incrível é ler os comentários dos pais e alunos no site da escola sobre o bullying, ou melhor, a falta dele. A escola tem uma divisão racial uniforme. Não há nenhum grupo se destacando, brancos americanos, negros, asiáticos e hispânicos na mesma proporção. Todos os alunos se saem super bem no aprendizado, convivem muito bem entre eles. Na última avaliação, novamente foi  líder entre as escolas públicas do Texas. Eu adoro isto!!!

desenho raças

Quem me conhece sabe como considero uma visão super simplista avaliar, julgar ou definir uma pessoa pela cor. Ou definir pela origem. Pobre ou rico? Ou pela religião. As pessoas são bonitas para umas e maravilhosas para outras. Interessantes para muitos e totalmente sem sal para as outras!! Cada um sabe com quem combina ou não!!

Algumas pessoas que nunca sofreram o racismo na pele em seu país talvez sofram em outro que esteja visitando ou morando. Durante um intercâmbio talvez. O preconceito não está associado somente a cor. As experiências sofridas pelos outros tipos de preconceitos deveriam  mostrar para todos como a discriminação é desumana. Ninguém deveria produzir este efeito no outro por ele ser diferente dele, por ser minoria ou pensar diferente.

Enfim, o segredo para acabar com o racismo é a Educação!! Devemos refletir sempre…

Abraços!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s