Coisas do Texas (ou melhor, dos texanos)!!

Moramos por aqui há dois meses e ainda estou me acostumando com os hábitos e costumes daqui!! Ainda não conheço todos os detalhes ou as leis mas algumas coisas me chamaram a atenção. Coisas que são bem diferentes do Brasil ou até mesmo de outros lugares dos EUA!! Colocarei algumas curiosidades também!!

Vamos lá, a lista será pequena:

1- Nos estabelecimentos comerciais em que as atendentes são americanas é impressionante o meladíssimo  modo como elas nos cumprimentam e nos tratam,  parece que somos amigas de infância. O mais incrível é como o tom muda,  fica sério quando o assunto é mais sério e a rapidez como volta para o melado habitual…

2- Pontualidade!! Eu sempre me considerei extremamente pontual para os padrões brasileiros. Já ficamos um bom tempo sozinhos em mesas de restaurante ou festinhas de aniversário mas aqui estou me sentido a mais atrasada das criaturas… Preciso melhorar!!

3- Como tem “trucks” por aqui e como elas não te dão espaço para mudar de faixa, aceleram caso você insista, buzinam e são muito mas muito “bravos’ no trânsito. Correm demais e costumam jogar pedras e poeiras no meu carro… Odeio!

1209-8l-24+lone-star-throwdown-inaugural-texas-truck-show+custom-silver-pickup

4- Incrível como tudo por aqui é mega, os carros, as casas, as quantidades nos supermercados e as porções nos restaurantes, as auto estradas, os complexos de viadutos, as churrasqueiras, os estacionamentos, as escolas e mil outras coisas.

Helicopter over Houston - 052-L

5- Como “todos” gostam de cuidar de seus jardins, hábito rapidamente adquirido pelos estrangeiros que aqui chegam. Cada jardim mais lindo que o outro. A terceirização dos cuidados não é cara mas nos fins de semana a família inteira se envolve. Até meu marido já comprou sua super máquina para cortar grama. Vamos ver até quando ele vai ficar empolgado! Espero que seja para sempre!!

6- Não sei se é só aqui mas quase todo mundo fala “Oh my gosh!!” Possivelmente eu também falarei. Depois eu conto para vocês…

7- Aqui no Texas, barbecue não é o nosso conhecido churrasco típico. Você não encontrará picanha… Aliás, nem em supermercado você encontra fácil. Se quiser comer picanha ou outros cortes como strip, T-bone vá a uma Steakhouse ou em uma churrascaria brasileira. Barbecue texano é costelinha, linguiça, brisket, frango acompanhada de molhos diversos, batata recheada, maionese de batata. E não estranhe se alguém te convidar para ir na casa dele para um barbecue e servir só linguiça e hamburger.

  2315

 8- Você não verá as pessoas transitando pelas ruas a pé. Mesmo no centro, em Downtown, é difícil. Com o calor chegando, cada vez menos pessoas nas ruas, e dentro dos estabelecimentos, ar condicionado no último nível. Gelado! Calor de 30 graus e temos que sair com uma blusinha na mão para não congelar.

9- Em todos os restaurantes você verá alguém pedindo uma marmita “to go box”, ou então os próprios garçons te oferecem sempre que percebem que a mega porção não foi totalmente consumida. Super comum por aqui.

10- Infelizmente a população do Texas anda armada. Não vejo ninguém exibindo seus brinquedinhos por aqui mas é fato. Não é brincadeira. É um dos estados que mais defende a Segunda Emenda da Constituição.

11- Cowboys circulam pela cidade com seu sotaque texano, botas de cano alto e chapéus. Ainda preciso comprar uma linda bota para mim, cada uma mais linda que eu vejo circulando nos lugares.

Douglas-Duncan-on-the-street-in-NYC

12- A bandeira do Texas é vista a quatro cantos tanto quanto ou mais que a bandeira dos EUA. O orgulho texano é muito conhecido aqui nos States. Os texanos consideram o Texas o estado mais importante, o mais rico, o mais bonito, com as maiores cidades e as melhores estradas. O Estado tem autonomia em diversas áreas e muitas vezes o governo federal precisa ter a autorização do estado para realizar alguns projetos. E vamos combinar, aqui as coisas funcionam muito bem mesmo!

13- Aqui se  cumprimenta muito assim…”How are y’all?” com muito sotaque. Meu professor do ciclo de conversação é do norte, de New York e ele brinca muito, zoando o “accent” daqui. Alerta para todos terem muito cuidado com algumas palavras. Ele é bem divertido!!! Ele fala essas coisas olhando para a porta para certificar que ninguém esteja ouvindo ele…

14- Como aqui não tem a cultura de babás e as escolas particulares são muito caras, não raro você encontra nos supermercados mães com 2 ou 3 filhos com idades muito próximas sozinhas. Elas estão visivelmente esgotadas, mal vestidas e acima do peso. Bem “desperate housewife”!! Você chega a encontrar elas levando seus filhos para a escola de pijama. Já vi duas vezes além do pijama um roupão por cima. Todo mundo age como se fosse a coisa mais normal do mundo. Confesso que as vezes tenho vontade de fazer isso também pois não preciso sair do carro mas resisto bravamente!

15- Aqui acontece o maior rodeio do mundo, duração de um mês, mega evento, com parque de diversão montado, apresentação de shows com artistas famosos. Sempre lotado! Fomos, gostamos e os meninos adoraram! Tinha um brasileiro concorrendo mas não obteve sucesso. Pena!

2281 2299

16- Acho que não deve ser só aqui no Texas mas é incrível como funciona tranquilamente um cruzamento com placas de PARE em todas as esquinas e todos respeitam a ordem de quem chegou primeiro. E todas as conversões à direita são permitidas mesmo com sinal fechado.

17- As mercadorias compradas pela internet são deixadas na porta da casa caso não tenha ninguém em casa. Já aconteceu três vezes com a gente em 2 meses.

18- Aqui no Texas somente dois terços da população fala o inglês em casa e 30% da população fala espanhol em casa.

19- Semana passada chegou a lista de materiais escolares. O preço do kit a ser adquirido é absurdamente menor que a do Brasil. Adorei!!

20- O clima aqui é quente e úmido na primavera e verão. Quando saímos do ar condicionado parece que levamos um bafo na cara…

21- Percebo que o limite de velocidade da via não é respeitada nas auto pistas. Todos correm muito! Diferente das ruas residenciais em que respeitam mais, porém estes limites variam muito e em determinados horários do dia são reduzido a 20 milhas por hora na área escolar e deve-se ficar muito atento pois a polícia multa mesmo!

22- Não vou falar de política e  nem religião mas o Texas é considerado um estado bastante conservador.

23- Existe pena de morte aqui e é um dos estados que mais a executam. Linha dura! A maioria da população do Texas é a favor da pena de morte. Super polêmico!

24- O aborto é legal no Texas mas estão tentando restringir a sua aplicação aqui. A lei  não obtém aprovação por ser considerada inconstitucional.

25- Você não pode sair do estabelecimento com uma bebida alcoólica na mão, nem nos parques, praias ou em outro local público. E sempre te pedem identidade para comprar, nos bares ou no supermercado. É proibido a criança pegar a bebida alcoólica da gôndola no supermercado também. Outra curiosidade, é proibida a venda de  bebida alcoólica no domingo até o meio dia. Crianças não são permitidas na maioria dos bares.

26- Houston ou outras cidades do Texas sempre são destaque em pesquisas pela revista Forbes!! As 10 mais…

27- Muitos não gostam do estilo caipira do Texas, muitos cowboys e vida no campo. Porém, as cidades grandes são muito modernas e desenvolvidas. Houston é a quarta maior cidade dos EUA. Em uma lista com as 10 maiores cidades americanas, três estão no Texas.

28- O estado do Texas possui o direito de se separar dos EUA protegido por lei. Movimentos separatistas sao comuns.

29-  Diferente como muitos pensam ser Houston, a capital do Texas é Austin.

30- A taxa de imposto sobre compra, inclusive carros e impostos anuais sobre a casa são menores aqui no Texas quando comparados com outros estados. O turista pode adquirir o valor do imposto de volta. O custo de vida aqui também costuma ser menor quando comparado com outras regiões do país.

Enfim, são muitas coisinhas que fazem daqui um lugar único. Vou descobrir mais e mais!! Conhece mais uma curiosidade ou peculiaridade?! Compartilhe com a gente!!

Abraços

 

 

 

Anúncios

22 pensamentos sobre “Coisas do Texas (ou melhor, dos texanos)!!

  1. Oi! Gostei do seu blog! Também moro em Houston com minha família. É interessante como o estado do Texas é diferente dos outros estados 🙂 estou seguindo o seu blog! Um abraço!

    • Oi Cintia, que bom que você gostou!! Você que mora provavelmente a mais tempo do que eu deixe sempre as suas dicas!! E me corrija se eu estiver errada, tá?! Bjs

  2. Paty, tem muita coisa legal!!! O André iria adorar o estilo cowboy daqui!!! Hehehe
    Perto de onde eu moro tem alguns pastos no meio dos condomínios!! Coisa de louco!! Bjs

    • Ruan, esqueci mesmo!! Estas Turkey Leg salvam os nossos dias em parques. O nosso filho mais velho é super difícil de comer e ele adora! Alimenta a família inteira! 🙂 Já as Pig Races ainda não tive a oportunidade de conhecer… Abraços!!

  3. Muito bom amiga!!!! Pedidos para novos posts: conte mais dos rodeios e coloque fotos da downtown de Houston! Fiquei curiosa em ver fotos da quarta maior cidade dos EUA (não imaginava isso)! Beijo!

    • Oi Ju! Que vergonha!! Só hoje vi o seu comentário. Então, nós fomos no rodeio e tirei um monte de fotos dele. Vou fazer sim um post detalhado e quem sabe vocês não animam em conhecer o maior rodeio do mundo!! Valeu a dica!! Houston é bem grande mesmo e eu acho Downtown bem bonita com muitos prédios altos. Tenho algumas fotos de lá!! Tem alguns parques e regiões que ainda não conheço e são bem bacanas. Vou agendar para conhecer e registrar no Blog. Bjs

  4. Olá… tudo bem? Tenho muita vontade de conhecer o Texas… e tenho uma das paixões daí que é a musica country… adoro ouvir as rádios do Texas… e tenho uma grande duvida hehe o que a população mais se ouve por ai? O country mesmo ou Pop , rock e etc? E as pessoas aí são realmente ‘caipiras’ ? hehe

    • Olá Jeycore, o Texas é bem bacana e o country está bem presente por aqui mesmo mas nas rádios e nas baladas toca-se de tudo. Algumas estações na rádio destacam mais um estilo do que outro. Tem para todos os gostos!! 🙂 Houston é uma cidade grande! Quando você vai em algum show, rodeio ou night club country você encontrará ” texanos típicos ” em uma escala maior. De novo, tem de tudo por aqui mas no geral o povo é bem moderno e atualizado pois vivemos em um mundo globalizado!! Talvez no interior tenha um cenário diferente. Por causa do petróleo e do gás você encontrará muitos estrangeiros também. O sotaque texano é bem acentuado, rápido e as pessoas costumam cortar algumas letras mas não é aquele fim do mundo… hehe
      Abraços

  5. Oii, gostei mto da forma como abordou o assunto, bem legal, minha namorada mora na flórida – pompano, e queremos mudar para o Texas, sabe mais ou menos quanto custa uma casa por ae ou algum site bom para procurar também,
    desde já agradeço
    Abração!!

    • Olá Lucas,
      Obrigada!!
      O preço da compra e aluguel de casa aqui em Houston varia muito. Depende muito do estilo de moradia que você gosta, tamanho e do local de escolha. Acredito que seja igual em todo lugar. No geral, casa aqui tem preço melhor que outros estados. Recomendo dar uma olhada nos sites har.com trulia e zillow.
      Espero ter ajudado e continue acompanhando o blog!!
      Abraços.

  6. Ola Sou escritora vocês poderiam fazer uma postagem ou me mandarem por email informações como, Nomes normalmente mais usados por Cowboy em texas, Modo deles falar com as garotas dai ou de outra cidade. Agradeço muito se me responder rapidamente

  7. Oi. Que observações legais. Estive no Texas em 2012 por 20 dias e adorei conhecer a NASA e San Antônio. Fui recebida por uma amiga brasileira, e sua bela família, em Richmond que fica próximo de Houston! Ela mora há 25 anos lá. Quantos viadutos enormes e…calor!!! E olha que sou do nordeste brasileiro. Porém aqui temos uma brisa maravilhosa. bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s