Armadilhas que não nos ajudam a adquirir um novo idioma!!!

Estamos morando nos EUA a um pouco mais de um mês. Estou adorando o estilo de vida, a casa, a comunidade de katy!! Estou selecionando algumas fotos da região para um novo  post! Aguardem!!

No meio disto tudo está a nova língua! Linda!! Adoro estudar inglês!! Já li em vários blogs sobre as armadilhas que devemos evitar para a aquisição de um novo idioma.  Na minha escola diversos idiomas se misturam. A professora é venezuelana e não entendo por que ela privilegia o grupo hispânico na sala explicando grande parte da matéria em espanhol. O restante da turma fica literalmente “boiando” como a árabe, o europeu e uma grande turminha de chineses. Tudo bem para mim pois entendo um “pouco”, não tudo.  Seria um excelente lugar para falarmos somente o inglês. O que fazer?!

Desde que eu cheguei eu me assusto com a quantidade de pessoas que moram aqui há anos e não falam o inglês. No meu curso tem, que eu saiba, 3 mexicanos que moram aqui há 4 anos, outro 8 anos e acreditem, 15 anos e não conseguem falar ou entender. Eles não falam, o que para mim, que não sou boa ” ainda”, considero muito básico. A minha explicação é a seguinte: Eles conversam o tempo todo na aula em espanhol. O estado do Texas tem muitos falantes de espanhol. Acredito que para os hispânicos deva ser muito difícil falar o inglês pois em todos os lugares que eu vou alguém me pergunta: “Do you speak spanish?” Eu falo “I don’t speak spanish” e falo em seguida “I speak portuguese”. Eles são obrigados a falar inglês comigo. Eu não posso falar “I understand spanish”. Senão todos falariam espanhol comigo e eu não quero aprender espanhol no momento.

Outra armadilha que todos cometem. Convivência intensa com os amigos dos países de origem. Eu adoro conversar com brasileiros, afinal é a língua que eu me expresso melhor, claro!!! Fazer novos amigos é muito difícil, principalmente aqui nos EUA. Escuto muito que os americanos são fechados. Eu não sei dizer. Não interajo muito com meus vizinhos. Os estrangeiros que moram na minha rua conversam comigo em inglês. Na escola dos meus filhos, as professoras conversam comigo em inglês. Semana que vem teremos uma festinha na escola do meu filho. Verei como será a interação com os outros pais. Acredito que será tranquila. Falarei pouco!!! Escutarei mais!!! Está sendo um ótimo exercício para mim!!! Ouvir mais!!! Rsrsrs

Agora o que eu mais detesto é quando jogam água fria no meu entusiasmo para adquirir o novo idioma. Outro dia escutei de uma mexicana, na aula de inglês, que mora aqui há 15 anos e não fala inglês ainda. Ela está no curso básico de inglês assim como eu.  Ela tentou me desanimar contando que também havia chegado igual a mim, animada mas depois passa. Você vai ver dizia ela em espanhol. A professora me perguntou há quanto tempo eu morava aqui e se surpreendeu!! Assim como a moça da academia. Para mim o meu inglês está horrível!! Porém,  eles acham que para um mês está indo muito bem comparado com as outras pessoas. Que bom!!! Tenho me dedicado bastante!!! Não é nada fácil!!! Eu me sinto como uma analfabeta, sem estudos, sem educação!!! A comunicação é básica na sociedade!!

Colocamos a nossa tv com legenda em inglês! Como a minha leitura é muito melhor que o meu “listening”, ajuda bastante. Fica a dica!! Estou procurando, para iniciar em agosto, um curso mais intensivo de inglês, não gratuito como o que eu faço agora pois terei mais tempo disponível. O  meu caçula ficará na escola por mais tempo. Kindergaten!!!

As pessoas que não trabalham geralmente demoram mais para adquirir o novo idioma. Estou pensando em trabalhar voluntariamente em alguma coisa interessante. Estou me organizando para isso também. No momento tenho pouco tempo livre mas a partir de agosto terei mais.

Então, é esta a minha impressão!!

9 pensamentos sobre “Armadilhas que não nos ajudam a adquirir um novo idioma!!!

  1. Boas dicas. A ideia do trabalho voluntário foi a que achei mais bacana. Eu se foss3 você procurava um trabalho mais simples mesmo, mas que tivesse muita interação com o público. Não vai ser fácil no início, mas a evolução vai ser muito mais rápida! Abração pra vocês!!!

  2. Daisy, os meus amigos que moram ou moraram fora, aprenderam inglês em menos de 1 ano. Existem técnicas de aprendizado que ajudam vc a ouvir, falar e pensar em inglês. É uma ótima ideia arrumar um trabalho voluntário para conviver mais com os americanos. Bjs!

  3. Que bom que te animei! Meus amigos que foram para o exterior, não tinham nem o nível básico que vc tem. Vc vai ver que seu inglês vai fluir legal em questão de meses!

  4. Ola. Meu filho me passou o blog para que eu pudesse acompanhar. Fiquei curiosa a respeito do porque voces resolveram mudar do Brasil com 2 filhinhos pequenos. Desejo á família, toda a felicidade do mundo.

    • Oi Angela!! Já nos encontramos algumas no seu sítio em festas de empresa! Realmente!! Muita loucura, né? Meu marido morou aqui em Houston por 6 meses ano passado. Visitei ele algumas vezes e gostei bastante daqui!! A oportunidade apareceu e animamos!! Estamos adorando!! Muitas novidades para os meninos!! Abraços

Deixe um comentário

